5 Insights de Produtividade do Livro Trabalhe 4 horas por semana

Eu li este livro em 2018 e fiz uma live hoje (04/10/2020) no Instagram sobre 5 insigths que eu apliquei na minha vida e fez toda a diferença. Quando peguei o livro para retirar os 5 insigths, percebi que foram inúmeras ideias que extrai do autor Tim Ferriss, muitas delas que uso na minha mentoria de produtividade e nem me lembrava, por serem hoje movimentos tão orgânicos que não me vejo sem eles.

Para você ter uma ideia, esses 5 itens que separei para live são apenas ideias extraídas até a página 110 e o livro possui 400 páginas! Todas elas muito bem aproveitadas, pois o conteúdo é entregue de maneira direta, sem rodeios o autor relata tudo o que fez para sair de um emprego de 40 mil dólares por ano em 80 horas de trabalho por semana, para 40 mil dólares POR MÊS trabalhando apenas 4 horas por semana.

Você não precisa ser como ele ou fazer as coisas que ele escolheu fazer. Mas vamos combinar: quem é que não quer mais tempo para viajar, ficar com a família, praticar esportes, ou seja lá o que você deseja fazer nesse tempo livre, não é mesmo?

Ele define no livro que existem 2 tipos de pessoas: OS NOVOS RICOS (que entendem que ser e fazer mais – experiências – vale mais do que ter mais; que é possível ter mini aposentadorias durante toda uma vida e que isso é melhor do que fazer como o segundo tipo de pessoas) OS ADIADORES (que adiam todos os seus sonhos “para quando…” ou “se der certo….”).

Então vamos aos 5 primeiros insigths que separei (pois acredito que na próxima semana, haverão mais insigths listados em outro artigo por aqui).

Dica nº 1: defina cronogramas de 6 meses para seus sonhos.

” Se você soubesse que não existe chance de falhar, o que você faria? “

A resposta para essa pergunta é um sonho seu escondido atrás do seu medo, muitas vezes disfarçado por “falta de tempo ou de recursos”. Eu nunca consegui me imaginar “daqui 10 anos” e essa era a pergunta que eu mais temia em entrevistas de emprego pois achava que esse era um real problema. Por esse motivo fiquei tão feliz ao ler as palavras do Tim Ferriss: “nossa vida muda muito! Coloque metas de 12 meses, faça um planejamento de 6 meses e revise a casa semestre”. <3

Coloque neste planejamento os 3 primeiros passos que você dará rumo aos seu objetivo traçado e FAÇA O PRIMEIRO PASSO HOJE!! HOJE, AGORA, ASSIM QUE ACABAR DE LER. Porque se você não fizer agora, não vai fazer mais (é como a dieta que começa só na segunda… se você quer, comece já!).

Depois disso, realize sempre um passo por dia nesse seu grande plano (mesmo que seja um passo pequeno)… e faça isso sempre antes das 11h da manhã. Por que? Porque a vida acontece… e se você não levar seus sonhos como prioridade, quem vai levar?

Dica nº 2: a Lei da Produtividade de Pareto (para eliminar clientes ou projetos | tarefas)

Passe um pente fino em sua carteira de clientes. Já reparou que você tem provavelmente 20% de clientes maravilhosos que fornecem 80% dos seus resultados? Porque será que gasta 80% do seu tempo e recursos com clientes que acabam não te fornecendo resultados iguais aos primeiros?

Medo? “mais vale um na mão do que 2 voando?” Pois bem: mantenha-se ocupado com o ruim e assim nunca terá espaço para o ótimo. Entende? Analise o perfil dos seus ótimos clientes e comece a buscar similares. Mas antes disso, cancele com os clientes que não valem a pena (aqueles que exigem o triplo de você pelo mesmo valor). Tenha coragem de buscar pelo FLOW, entre em movimento. Lembra da pergunta do medo? “Se você soubesse que não há chance de falhar, que você faria?”

Acontece que, para não falhar, você tem que correr atrás de maneira certeira e produtiva. E isso é tudo o que esse livro ensina. Não é fácil para ninguém, mas todo mundo pode.

Dica nº 3: A Lei de Parkinson de Produtividade.

“O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização.”

O que isso significa? Que você desperdiça seu tempo na abundância de tempo que tem. Se tem uma semana para fazer o relatório, fará no 6º dia…. mas se tiver apenas 1h, dará um jeito e entregará. A primeira pergunta é: quantas coisas desimportantes você faz no seu dia que, quando precisa de algo de urgência, consegue entregar?

A segunda é: imagine se para cada prazo recebido, você tivesse apenas algumas horas ou um dia para fazer. Como você faria?

Eu (Deborah, não o autor), te desafio! Pegue a próxima coisa que você precisa fazer e se desafie a fazer na metade do tempo. “E se eu só tivesse XX minutos para montar esse treinamento??” – coloque o cronometro ao lado e faça! Mas entre na brincadeira de verdade, pensando que seu chefe, seu cliente, está do outro lado da porta esperando. Surpreenda-se com a habilidade do seu cérebro em se superar.

Dica nº 4 de Produtividade: cultive a ignorância seletiva!

Eu sou uma apreciadora de JOMO (Joy of missing out). Vivemos em uma época em que parece que precisamos saber de tudo, opinar sobre tudo, nos posicionar sobre tudo. E isso não é verdade; aliás, é impossível saber de tudo. E para ter um posicionamento sobre algo é preciso sair da superficialidade, é preciso sair das fakenews e estudar. E quem tem tempo pra fazer isso sobre tudo?

Faça como eu, pratique as respostas mais leves da vida: “não sei, pode me contar?”, “não, não ouvi falar, o que é?” – o que gera uma ótima conversa e fonte de conhecimento.

Para te dar um choque, um detox, o autor aconselha por uma semana você experimentar: não ler jornais, revistas, livros, nada! Não entrar em sites de notícia e nem ver televisão, de maneira nenhuma. Não assistir Youtube, consumir podcasts, NADA que te traga notícias do mundo. Não entre nas redes sociais, a não ser responder as mensagens profissionais de trabalho. Experimente.

Depois, quando retornar “ao normal”, reduza suas fontes de notícia. Observe o que te ajuda e o que te atrapalha, minimize o que te atrapalha, curta a JOMO e veja a sua vida mudar.

Dica nº 5: não abra seus e-mails antes das 11h da manhã.

Eu achava que não dava, mas dá sim! No começo do artigo contei que li esse livro em 2018 e, na época, eu tinha uma agência de marketing digital. Eu trabalhava com o e-mail aberto e respondia tudo a “toque de caixa”. Chegava o e-mail eu respondia, super eficiente. Mas eficiente pra quem?

Porque o que acontecia era meu e-mail praticamente virando um grupo de whatsapp e eu passava horas respondendo e-mails. Quando eu via, as coisas importantes que eu havia separado para fazer no dia seguinte, tinham sido deixadas de lado e eu já havia aberto mais umas 15 demandas.

Vou contar um segredo: não existe e-mail urgente!!! Se for urgente a pessoa liga. Com exceção apenas aos que trabalham com SAC ou qualquer tipo atendimento ao cliente, pode fazer que dá certo. Funciona com CEOs, com analistas, com o Tim Ferriss e seus seguidores e comigo, então, vai funcionar pra você. Não tenha medo! Quer começar mais devagar, ok, veja seus e-mails só as 10h…. quando você perceber que está tudo bem, passe para as 11h. O que acontece é que você vai fazer e realizar as suas coisas antes de começar a ajudar os outros a resolver as deles (pois o e-mail nada mais é do que demandas alheias a sua programação, certo?).

Lembre-se sempre da pergunta: “Se você soubesse que não existe chance de falhar, o que você faria?” – coragem, faça.

Se você gostou dessas dicas, o que você pode fazer agora?

  1. Me seguir no instagram: lá tem dicas diárias sobre MINDSET, HÁBITOS, PRODUTIVIDADE E PROPÓSITO.

https://www.instagram.com/dehcarvalhoinsta/

  1. Comprar o livro para extrair ainda mais insigths (os seus). Se for comprar, compra pelo meu link, assim você me ajuda a continuar produzindo conteúdo gratuito para todos!

https://amzn.to/34lJgKY

E se você preferir pode assistir às Resenhas de Livros No Youtube. 😉

ASSISTA A LIVE COM AS 5 DICAS SOBRE PRODUTIVIDADE
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Deh Carvalho

Deh Carvalho

Deixe uma resposta