O que é ter Clareza?

Segundo o dicionário, CLAREZA é: Característica ou estado do que é claro; em que há excesso de luz; iluminado. Atributo daquilo que é inteligível; fácil de ser compreendido ou entendido; compreensível. Em que há transparência: a clareza de um vidro. Particularidade da visão que possibilita uma melhor distinção dos objetos: enxergar com clareza. Facilidade para compreender; percepção aguçada; entendimento: clareza de pensamento.

E é dessa última clareza que vamos falar.

Sabe aquele “empacamento” que acontece de vez em quando diante de um dilema, diante de uma escolha, ou até mesmo quando você toma uma decisão e após uns dias não sabe mais se é beeeeem isso que quer fazer? Pois bem isso acontece por dois motivos: resistência do ego ou falta de clareza!O Ego é um carinha um pouco complexo e cheio de manias. Além disso ele é todo orgulhoso; então vou dedicar o próximo artigo inteirinho só para ele (que o link estará aqui em breve). É importante que você saiba que ele gosta de te atrapalhar quando falamos em MUDANÇA; mas o foco do nosso artigo de hoje é a CLAREZA.

O que é ter clareza?

Ter clareza significa saber exatamente o que se quer, o que é melhor para você, para os seus projetos, seus sonhos e sua vida. Com certeza para algumas coisas você tem muita clareza, como por exemplo: o que você sente pelos seus pais/filhos; um lugar que você gostaria de conhecer; o que você gosta de comer, um curso que você gostaria de fazer, uma atividade física que você ama (ou que o seu lance é algo mais tranquilo, como yoga).A clareza nos poupa energia; pois não precisamos ficar decidindo o tempo todo se gostamos ou não, se vale a pena aquilo ou não; simplesmente temos clareza do que queremos e ponto.

Mas sabe aquelas coisas que sempre estamos gastando energia decidindo? Escolhendo? Postergando a tarefa, se sabotando, faltando, não fazendo, não cumprindo? Que consome a nossa energia mental e até mesmo energia física? Pois bem, essa é aquela coisa que não temos clareza do porquê estamos fazendo e até mesmo, se deveríamos fazê-la ou não.Podemos ter sido empurrados para estas coisas pela pressão da família, da sociedade; mas não se assuste ao perceber que quem te colocou em uma coisa dessas foi VOCÊ MESMO! SIM!

A falta de clareza faz isso com a gente: faz com que entremos onde não queremos entrar, aceitemos propostas que não queremos aceitar, que simplesmente incorporemos Zeca Pagodinho e deixemos a vida nos levar.

Para com isso! Agora!!

Pare de gastar a sua energia com coisas que você nem sabe se quer fazer ou pior, no fundo no fundo sabe que não quer e está lá, gastando o que você tem de mais precioso no mundo: sua VIDA!

Clareza não se tem clareza se gera.

Como assim? Ninguém acorda com clareza ou sem clareza dependendo do dia ou do tempo. A clareza não cai em nosso colo simplesmente porque desejamos ter. Clareza, assim como qualquer outro hábito ou comportamento e até mesmo como energia (assunto para outro artigo), precisa ser GERADA, precisa ser treinada, precisa ser praticada.

E como gerar clareza? Para gerar clareza você precisa, em primeiro lugar, saber quem você é. Isso implica em reservar para si mesmo algum momento no dia para se perguntar:

  • Quem eu sou?
  • Qual é a minha verdade?
  • No que eu acredito?
  • Pelo que vale a pena lutar?

Sabe pelo que vale a pena lutar? Para viver a sua verdade, o que você acredita! Então:

  • Afaste-se da base de comparação. Principalmente das Redes Sociais. Você sabe que esse mundo não existe. Sempre existirão pessoas mais ricas e mais pobres que você, pessoas com mais ou menos experiências que você, mais bonitas e mais feias que você. E que bom! Pois você também é mais rico e mais pobre que alguém, também é mais bonito e mais feio que alguém. Né? E você sabe que são tiradas 57 selfies antes de postarem a que ficou mais bonita e que, NINGUÉM posta problemas reais e dias ruins nesse lugar. Então se afaste desse sentimento. Use as redes sociais para o bem, não para cortar os pulsos.
  • A única pessoa que você pode se comparar é com você mesmo, ontem. É com essa pessoa que você deve se comparara e tentar ser melhor, sempre.
  • Afaste-se do que seus amigos, familiares e até mesmo cônjuges acreditam e busque o que VOCÊ acredita. E isso você só vai conseguir se perguntando, analisando, observando e se conhecendo.
  • Esqueça o conceito de sucesso pautado pela sociedade. Decida: o que é uma vida de sucesso para você?

Com clareza, viva a sua verdade.

Depois que a gente vê, é impossível “desver” e não viver em congruência com o que acreditamos.Simples assim: a sua clareza vai te levar para sua verdade. A sua verdade vai te levar para ação! Mas dessa vez, suas ações começaram a ser pautadas pela sua verdade. Ou seja, você conseguirá entender quais são os “NÃOS” que você deve dar; pois entenderá que você tem o direito:

  • de defender a sua vida; (isso inclui saúde mental).
  • de usar os seus talentos e dizer não para qualquer proposta ou ação que te impeça de exercê-los.
  • de priorizar os seus interesses (para dizer sim, tem que ser bom ou especial para você também).
  • de dizer “me dá um tempo para eu pensar melhor e sobre como eu me sinto sobre isso?”
  • e de pensar melhor, conhecer melhor e dar a resposta que for melhor para você.
  • E assim sendo, tem o direito de ser honesto/a (principalmente consigo mesmo/a). Você não é obrigado/a a usar uma máscara.

Entende como a clareza é fundamental para nossa qualidade de vida, energia e produtividade? Então pegue agora um caderno e liste já, todas as atividades que você faz. E comece a se perguntar se elas condizem com a sua verdade.

E prepare-se; pois a sua clareza vai te levar para a versão mais realizada de si mesmo!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Deh Carvalho

Deh Carvalho

Deixe uma resposta