7 Coisas para Fazer na Quarentena

O que fazer na quarentena? O Brasil vive um momento único, e você já deve estar cansada de ver tanta informação e desinformação sobre o Coronavirus e a Covid-19. Nossa situação é extremamente delicada se não fizermos o isolamento social de maneira correta e empenhada. Nosso sistema de saúde pode colapsar poderemos perder muitos brasileiros e entes queridos.  Isso pode ser evitado com ações simples como lavar bem as mãos e manter-se no isolamento social. Porém, entender urgência e gravidade do assunto deve ocorrer simultaneamente com o equilíbrio mental e emocional, manter os pensamentos elevados e a anergia renovada para esta fase e a próxima. 

Visando 2 objetivos: manter a sua estadia em casa mais leve e fazer com que você saia desse período mais produtiva, resolvi fazer estes artigos semanais com O QUE FAZER durante o isolamento social. Separei então neste artigo, coisas pra você fazer na próxima semana. Vamos lá?

QUARENTENA01 – Iniciar um novo hábito.

COMO? Para um novo hábito se instalar, ele precisa “grosseiramente falando” de GATILHO E RECOMPENSA. Gatilho é algo que desencadeie a ação (como por exemplo, quando você é fumante ou tem compulsão alimentar – a ansiedade faz com que você imediatamente acenda um cigarro ou coma). Gatilho é algo que te lembre que você precisa fazer isso no começo: um despertador no celular com mensagem, um post it em local estratégico, a roupa da academia separada para quando acordar.Recompensa: o que você ganha se fizer (e somente ganha se fizer). É uma brincadeira para estimular a dopamina ao realizar a tarefa. Por exemplo, eu gosto muito de café… então só vou tomar meu café preto depois de meditar de manhã. Se eu não fizer isso me dou a punição de não tomar café. O que você gosta de fazer? Ouvir música, fazer uma automassagem no pé, tomar 20min de sol, um banho quente, comer um bombom?  


Além do gatilho e recompensa, é fundamental que você estabeleça um HORÁRIO FIXO para você executar esse hábito. O nosso cérebro vai fazer de tudo para poupar energia (continuar no padrão que ele vive). E se você deixar para decidir todos os dias que hora você vai fazer esse novo hábito, você vai cair na armadilha da sua própria mente e procrastinar. Defina o horário, vai lá e faz!


Faça uma régua/cronograma de estrelinhas: sim, pegue um cronograma mensal e se dê uma estrelinha em cada dia que você cumpriu com o novo hábito. É assim que você vai acompanhar a sua evolução e se sentir motivada para continuar. Ao completar um mês, celebre! E continue a marcação, pois um hábito demora de 21 a 84 dias para se firmar, dependendo da complexidade dele e de como você se sente com ele. 

QUARENTENA 02 – Organize seu financeiro.

Estou falando de planilhas, para empreendedoras separar cartão de crédito de empresa e pessoal (ligar nos serviços de assinatura, e ir colocando cada qual em seu cartão). É hora de revisar contas de consumo e ver como dá para miniminizar custos, de planejar a sua reserva financeira (se você não tem ainda) de fazer projeções, de estudar investimentos. Tem muito material gratuito na internet que te ensina muito. Natalia Arcuri, Primo Rico, Gustavo Cerbasi, Multiplique.Ef. A informação está aí pra quem quiser. Então aproveite e entre em movimento. 

QUARENTENA03 – Organize a sua nova rotina

Sim, deixei isso para o dia 3 porque com certeza agora você já se ligou que sua rotina mudou muito (mesmo para quem já trabalhava em casa – não poder sair ou ter as crianças em casa 100% do tempo – certeza que impactou muito a sua vida). Então é a hora de reorganizar. Pra te ajudar, eu tenho uma planilha para você baixar AQUI. Ela se chama 48/30 e a metodologia é a seguinte: tudo que você vai fazer demora no mínimo meia hora (até ir ao banheiro ou tomar banho – até pegar a roupa, tomar banho, se arrumar – 30 minutos).  Essa percepção faz com que você entenda por que você está sempre atrasada (porque sempre achamos que “é rapidinho”, “só dar uma passada” “só terminar isso aqui”  não faz diferença. Só que aí vamos empilhando pequenos atrasos e já era). 

Sei que agora você não está na correria, MAS, PRECISA DE ROTINA SIM! E esse é o melhor momento para você criar, testar, se adaptar a este tipo de PLANEJAMENTO SEMANAL. Então baixe a planilha, coloque em cada meia hora o que você vai fazer (novo hábito, refeição, homeoffice, tempo de qualidade com família, lazer) e crie o HÁBITO PODEROSO DE SEGUIR SUA ROTINA.  

QUARENTENA 04 – Treine a pontualidade e fazer as coisas bem feitas.

Essa dica é em homenagem ao meu pai. Essas eram duas coisa que ele pegava muito no meu pé: 1) pontualidade significa respeito e comprometimento. Então comece agora, na quarentena mesmo, a ser pontual com você mesma. Você não reorganizou sua rotina? Não determinou o que era pra fazer em “tal hora”? Cumpra o que estabeleceu com a pessoa que tem o tempo mais valioso do mundo: você.  Pontualidade é um hábito: o hábito de se preparar 5 min antes, de programar chegar no lugar 10min antes, de atingir a sua meta no dia combinado. Comece pequeno (com você) e fique grande (pontual com todos seus compromissos quando eles retornarem). 
2)Fazer as coisas bem feitas: para fazer uma vez só. Quando eu comecei a trabalhar na imobiliária do meu pai, eu fazia arquivo (sim, pegava o papel, furava e arquivava). Tinham centenas de pastas (cada locação tinha sua pasta de documentos) e, cada vez que meu pai via que uma folha qualquer estava milimetricamente desalinhada… ele me chamava e mandava retirar a folha, dobrar no meio, furar de novo e arquivar.

Nem se não tivesse sido eu a pessoa que fez aquilo. Sabe o que ele falava pra mim? “Não faça as coisas correndo filha, faça bem-feitas”. Então aproveite este momento que você não estará mais correndo e comece a FAZER AS COISAS COM PRESENÇA, focada. Aquilo que você vai fazer com certeza é a coisa mais importante que você tem pra fazer AGORA. Então faça bem feito e evite perder tempo refazendo. 

QUARENTENA05 – Cursos gratuitos.

Aproveite a oportunidade das coisas gratuitas. Se não tiver nada específico da sua área, melhor ainda, ative a criatividade e crie novas habilidades. Existem inúmeras empresas e profissionais que estão concedendo cursos, consultorias e apoio gratuitos. Alguns deles:

E aproveita e coloca na sua planilha 48/30 da #quarentena03 em que momento do seu dia você vai fazer esse curso. 

QUARENTENA 06 – Atividade física!

Faça alguma! Benefícios: saúde e equilíbrio mental e manter a imunidade elevada. Se você não sabe o que fazer, se inspire nas atividades postadas na @crossfit9dejulho, todos os dias às 10h. Lá ele posta treinos com alguns elementos do #CrossFit mas você não precisa ter o equipamento, é tudo adaptável para usar somente o peso do seu corpo. Mais uma vez: estabeleça na sua rotina os dias e hora que você fará suas atividades físicas! Pega lá a planilha 48/30 e faça sia rotina de sucesso.

QUARENTENA07 – Etiquete Fios.

Sabe quando você vai puxar o fio detrás do móvel e nunca sabe: é da TV? do som? do DVD? da Geladeira ou microondas? Estamos com tempo, né? Então aproveite e organize todos os fios dos eletrônicos da sua casa: pegue uma fita crepe ou etiquetas comuns, uma caneta e vai que vai! Liga, desliga, testa, encontra e marca! Dê fim ao stress e perda de tempo quando você estiver no dia a dia. Aproveite e pegue um aparelho 220 que consiga carregar por aí (eu uso meu depilador – pois não tenho chaveiro medidor) e marque todas as tomadas 220V e 110V. E se “der tempo” aproveite a onda de eletrônicos e visite aquele espaço do “quartinho” cheio de fios, adaptadores e organize tudo em caixinhas etiquetadas. 

Todas essas coisas são pra te deixar ocupada durante a quarentena. Mas se você quiser se manter produtiva, aí o assunto é outro! Te recomendo que veja mais informações aqui: https://sou.dehcarvalho.com.br/mentoria-produtividade

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Deh Carvalho

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