Você não precisa acordar às 5h da manhã pra ser uma pessoa produtiva!

Mesmo, não precisa. Só acorde às 5h se você quiser e te fizer bem. A Rotina Matinal está em alta hoje assim como muitas outras palavras: propósito, prosperidade, presença, clareza… Eu acredito que não se trata de “modinha” mas sim de um despertar, de uma tomada de consciência coletiva. Mas isso é assunto para outro artigo.

SOBRE ACORDAR ÀS 5H DA MANHÃ:

Aqui vamos falar da rotina matinal e da necessidade de acordar às 5h da manhã. Muitos livros (assim como o recentemente mais popular “O Milagre da Manhã“) falam sobre os benefícios de acordar às 5h. No Milagre da Manhã, o autor cita os “6 salvadores de vida” que são as atividades que se deve praticar todos os dias para conseguir criar a sua própria realidade através de incorporação de novos hábitos direcionados aos seus sonhos e objetivos:

  1. 10 minutos de meditação;
  2. 10 minutos de visualização,
  3. 10 minutos de afirmações positivas;
  4. 10 minutos de exercícios (em hit, para o coração acelerar e o cérebro oxigenar);
  5. 10 minutos de leitura (somando assim 3600 páginas por ano, 18 livros de 200 páginas);
  6. 10 minutos de escrita – praticar o journaling (diário de autodesenvolvimento).

E aí nasce o 5am club (ou clube das 5h da manhã). 5am club são aquelas pessoas que descobrem que enquanto todos estão dormindo, a vida é uma paz: não tem marido/esposa, crianças, chefe/empregado, pai/mãe, cachorro, whatsapp, e-mails, NADA está chegando até você, é um momento seu consigo mesmo, sem interrupções e em que você está no auge do “cérebro descansado” – livre dos pensamentos, emoções e energia que chegam das informações externas (pessoas, redes sociais, problemas do trabalho, etc). Ou seja, mais disposição, mais concentração, mais foco e mais paz.

Eu adoro acordar às 5h da manhã. Li o Milagre da Manhã em 2018 e pratiquei os salvadores de vida durante quase 30 dias (assim como ele recomenda), mas infelizmente tive uma pneumonia e parei por alguns dias. Hoje eu aprendi duas coisas:

  1. Eu gosto muito de acordar cedo. Por todos os motivos acima e porque eu me sinto muito melhor dormindo cedo e ao acordar cedo. Mesmo que as horas sejam as mesmas 7h de sono; para mim é mil vezes melhor dormir às 22h e acordar às 5h do que dormir à meia-noite e acordar às 7h.
  2. Eu respeito meu corpo e minha cabeça. Se algum dia eu estou muito cansada ou fui dormir tarde, eu não preciso acordar às 5h da manhã. Não precisa. O objetivo de tudo isso é ter uma vida maravilhosa e, a base para o meu dia incrível é ter dormido bem.

Então, não precisa acordar todos os dias às 5h da manhã? – Claro que não! Como eu disse, o hábito de acordar cedo é muito bacana, mas a saúde vem em primeiro lugar. E se você começar a acordar às 5h três vezes por semana: tá ótimo. Você já está se dedicando um pouco mais a algo que é muito importante: você e suas prioridades.

SOBRE NÃO ACORDAR ÀS 5H DA MANHÃ:

deh-acordar-5-da-manha

Como disse acima, a rotina matinal é muito interessante para quem quer ter mais autoconhecimento e para quem quer se organizar para atingir os seus objetivos. Mas precisa acordar às 5 horas da manhã para isso? NÃO!

Tem gente que não consegue. Tem gente que os horários de trabalho e filhos não permite. Tem gente que não precisa acordar cedo. Tem gente que não quer acordar às 5h da manhã. E tá tudo bem. O objetivo de uma rotina matinal voltada para si mesmo é sobre INTENCIONALIDADE e CONTROLE SOBRE O SEU DIA. Trata-se se você não acordar em cima da hora ou já com as crianças, marido, papagaio chamando e começar o seu dia sendo levado pelos acontecimentos e deixando para trás logo de cara as suas prioridades.

O simples fato de você reservar 15 minutos só para você antes do seu dia começar, já vai mudar a sua vida. São 15 minutos apenas entre você:

  1. Levantar e lavar o seu rosto, escovar os dentes e colocar uma roupa confortável (qualquer uma que você já deixou separada antes de dormir). Tire o pijama (é importante) mas não precisa colocar a roupa de trabalho, se não quiser. Beba um copão de água para já hidratar seu corpo (que passou 7 ou 8 horas sem um gota de água).
  2. Sente em algum lugar confortável (normal, não precisa ser em posição de nada); feche os olhos, respire fundo 3 vezes e se pegunte: “o que eu quero para o meu dia hoje?” – Imagine o seu dia perfeito hoje. Depois, escolha uma PALAVRA que represente esse seu dia e anote no seu caderno/planner, geladeira, post-it, tela do celular (em algum lugar!). Essa palavra deve ser a mesma resposta para as duas perguntas:

“O que eu quero para o meu dia hoje?” e “o que eu tenho de melhor para compartilhar com o mundo hoje?”

Parece bobagem, mas essas são duas perguntas poderosas que, se você as fizer todos os dias vai realmente perceber a diferença das palavras que você mesmo escolhe para cada dia (produtividade, paz, família, entrega, inabalável, coragem, força, luz, alegria, e aí vai). E vai perceber que o seu dia é realmente pautado por aquilo que você escolhe entregar para o mundo e receber de volta.

  1. Pegue a sua agenda (de papel ou digital – mas se for digital esteja no modo avião do celular, não se perca nesse momento tão importante, nestes 15 minutos – no mar de informações externas). Anote a sua palavra do dia e comece a revisar as suas prioridades: o que eu preciso fazer de mais importante hoje? Liste todas as suas atividades e tarefas; liste as pessoas com quem você precisa falar para realizar o que você precisa realizar e as pessoas de que você depende, que estão “lhe devendo respostas”. Separe as atividades que são mais importantes para que você chegue mais perto dos seus grandes objetivos e da sua palavra do dia.

É por estas atividades que você deve começar o seu dia. Seus sonhos e o que é realmente importante para você são a sua prioridade (sua, de mais ninguém – ninguém as fará por você e nem estão preocupados com isso). Então as faça. Depois de executar as suas prioridades, você fala com quem precisa falar para realizar seus objetivos. E por último, cobra quem tem que cobrar as respostas. Só depois de tudo isso, você parte para resolver os problemas dos outros.

Enfim: tudo bem se você acordar às 5h da manhã, às 6h, às 7h, às 8h, às 10h ou às 14h. Se você conseguir separar alguns minutos ao acordar para definir o que você quer para você todos os dias… você conseguirá direcionar as suas ações rumo aos seus objetivos. É algo natural. Você não precisa acordar às 5h da manhã para ser uma pessoa melhor ou para ter o controle do seu dia. Mas você precisa ter o controle do seu dia se quiser progredir rumo aos seus sonhos.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Deh Carvalho

Deh Carvalho

Deixe uma resposta